quinta-feira, 19 de maio de 2011

No country for old man (Onde os fracos não tem vez)

Alguém aí assistiu Fargo? É impossível não relacionar este filme a ele. No country for old men está para Fargo exatamente como Snatch! está para Lock, stock, and two smoking barrels. Dois filmes dos mesmos diretores, os irmãos Ethan e Joel Coen. Um filmaço mesmo. Um raro caso de filme que realmente mereceu seus Oscar de melhor filme, melhor direção, melhor roteiro adaptado e melhor ator coadjuvante.

Sobre o roteiro: Baseado num romance homônimo, o filme traz um western contemporâneo de um sujeito relativamente comum que um dia vê sua vida e seu futuro mudarem completamente ao encontrar acidentalmete uma mala com U$2.000.000, mala essa encontrada em um cenário um tanto quanto peculiar. E então, um completo psicopata vai em seu encalço para pegar essa grana. Só que muita coisa genial acontece no meio disso tudo, mas não quero ficar estragando surpresas pra melhorar a sinopse. É um daqueles filmes no estilo que eu gosto: O roteiro é o principal atrativo. Não é um roteiro pra fazer um filme, é um filme pra contar um roteiro. Então vou simplesmente dizer que o roteiro é primoroso e excelente, e partir para o próximo tópico.

O que esse filme tem de especial? O Iron Maiden gravou 15 discos usando a mesma fórmula para compor. E sairam 15 álbuns recheados de sucessos. Então, qual é o mal de se usar sempre a mesma receita de bolo, se o bolo sempre sair gostoso? O que os irmãos Coen fizeram aqui é tão parecido com Fargo que vou fazer aqui um paralelo com alguns dos elementos que eles reaproveitaram.
Fargo x No country...
Um dos bandidos é um psicopata total - O principal bandido é ainda mais psicótico.
A investigação é feita por uma improvável policial mulher e grávida - A investigação é feita por um improvável policial velho e pensando em pedir demissão.
Uma mala de dinheiro é o objeto da disputa - Uma mala de dinheiro é o objeto da disputa.
O protagonista não está exatamente sendo "certinho", só quer levar vantagem numa situação - O protagonista   só quer se aproveitar de uma excelente oportunidade que lhe surgiu, mas assumindo um enorme risco.
A trama se passa numa pequena cidade do interior - A trama se passa em pequenas cidades do Texas (que por definição já é interior)
Alguns dos demais elementos se revelados, seriam classificados como spoiler, o que não é meu objetivo, mas assistindo os filmes isso será percebido. Porém, ainda assim, alguns detalhes importantes são originais aqui, e fazem com que este seja um filmão por méritos próprios. Tem tudo para se tornar um clássico. Está na lista de filmes que merecem ser vistos mais de uma vez.
Na parte mais técnica, a direção é ótima, a fotografia salta aos olhos mesmo de quem não costuma dar atenção a esse tipo de elemento (como eu), mas sobretudo se destaca a atuação do elenco. Javier Bardem faz um excelente vilão, merecendo com louvor seu Oscar, Tommy Lee Jones manda bem com um papel de xerife que é a sua cara, e Josh Brolin conquista nossa simpatia como protagonista. Até o sempre canastrão Woody Harrelson se saiu bem.

Quando e com quem ver esse filme? Nem todo mundo reage bem ao ver uma cena de uma pessoa sendo morta com um tiro de ar comprimido na testa que explode com a pressão, o que não é uma das coisas mais violentas do filme. Esses diretores estão no mesmo caminho no qual Quentin Tarantino já está longe. No mais, é um filme fácil de acompanhar.

Ficha técnica:


Elenco: Josh Brolin - Llewelyn Moss
Javier Barden - Anton Chigurh
Tommy Lee Jones - Ed Tom
Woody Harrelson - Carson Wells
Kelly McDonald - Carla Jean Moss
Direção: Joel & Ethan Coen
Produção: Joel Coen, Ethan Coen & Scott Rudin
Roteiro: Ethan & Joel Coen, baseado no livro de Cormac McCarthy
Trilha sonora: Carter Burwell
2007 - EUA - 122 minutos - Policial

Nenhum comentário: