quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Inglourious Basterds (Bastardos Inglórios)

Eu não queria falar de um filme tão monstro enquanto este blog não tivesse mais visibilidade, mas começo a perceber o óbvio: Preciso falar de filmes de sucesso para atrair visitantes, então, lá vai um dos meus filmes favoritos, que pra mim é o melhor filme do Tarantino.

Sobre o roteiro: Bastardos Inglórios nos conta uma estória na história da segunda guerra mundial. O filme tinha tudo pra que eu o odiasse: Russos ignorados e boicotados, alemães maus, sem-coração, frios e sanguinários sedentos por sangue judeu (sem que uma explicação para isso seja apresentada), ingleses incapazes de lidar com as proporções da guerra, e, é claro, os americanos, heróis, os salvadores da lavoura, capazes de rapidamente solucionar o problema numa frágil operação de espionagem, e estão à serviço do povo judeu. Vou evitar qualquer comentário sobre o que penso dessa coisa toda, e voltar ao roteiro.

Então, um grupo de elite do exército americano, liderados pelo tenente judeu Aldo "the Apache" Raine, é enviado numa missão para matar muitos soldados alemães e matar a alta cúpula do governo, que estará reunida na França de Vichy, para a première do filme Stolz der Nation, que conta os feitos heróicos de um soldado alemão. Paralelo a isso, Shoshanna Dreyfus, sobrevivente de um ataque de uma tropa alemã em busca de judeus fugitivos, trama uma vingança ao descobrir que o tal evento vai acontecer em seu próprio cinema, e ainda por cima, contará com a presença de Hitler e Goebbels. Com estes dois planos em andamento, o astuto Coronel Hans Landa começa a perceber que algo está acontecendo. O que se segue é uma série de dessencontros que seriam trágicos, se não fossem cômicos. Pra quem gosta do estilo desse diretor, é um prato cheio. Tiroteios, matança, sanguinolência, temperados com épicos diálogos que se tornarão tão clássicos quanto os de The Godfather, Gone with the wind e 2001: A space Odyssey. Coisa linda.

O que esse filme tem de especial? Tudo. Cada segundo desse filme é um deleite para os amantes da sétima arte. A fotografia é deslumbrante, o estilo inconfundível da direção do Tarantino é muito notório, trilha sonora em harmonia com as imagens, um roteiro muito acima de genial, textos e diálogos perfeitamente bem construídos, e atuações ainda mais perfeitas. Brad Pitt está na melhor atuação dele que já vi (o que não é pouco, o coloco na minha lista como um dos meus 5 atores favoritos), Eli Roth tem uma cara de sádico que dá muito crédito a seu personagem, Michael Fassbender protagoniza uma das melhores cenas da década (a cena do bar), e, na minha humilde opinião, Christoph Waltz faz o melhor vilão da história do cinema. Sério. Somando o texto, o personagem e a atuação dele, verão que não é exagero. Estou comparando-o aqui com verdadeiros monstros, como Heath Ledger - Coringa em Batman - The Dark Knight, com Anthony Hopkins - Hannibal Lecter na triologia Hannibal, com Hugo Weaving - Agente Smith na triologia The Matrix, entre outros vilões memoráveis. Mas pra mim, Hans Landa foi ainda mais mau. Não atoa, no Oscar de 2010 ele foi o único prêmio em que não teve absolutamente nenhum suspense em relação a quem levaria como "Melhor ator coadjuvante". Foi aí que virei fã.

Voltando ao filme, tentando não fazer spoiler, vou sugerir a quem ainda não viu uma atenção especial a primeira cena (Landa na casa dos LaPadite), na já citada cena do bar, e principalmente na cena da recepção do cinema, entre Landa e o grupo de Raine, além do surpreendente diálogo da negociação. Enfim, os diálogos são o que esse filme tem de melhor. Valeu a pena esperar mais de 10 anos pelo mais ambicioso projeto de Tarantino, e até dá pra ignorar todas as atrocidades políticas que esse roteiro cria. Bom demais!

Quando e com quem assistir a esse filme? Tirem de perto todos os frescos que não querem ver sangue na tela, porque esse filme tem mais sangue que programa do Datena. Com a devida licença poética, é um filme pra quem tem colhões, ainda que só metaforicamente falando. Dedique atenção ao filme, pois o roteiro é complexo e surpreendente. E use o cérebro: É ficção! É só cinema!

Ficha técnica

Elenco: Brad Pitt - Aldo Raine
Christoph Waltz - Hans Landa
Mélanie Laurent - Shoshanna Dreyfus
Eli Roth - Donny Donowitz
Michael Fassbender - Archie Hicox
Diane Kruger - Bridget von Hammersmark
Daniel Brühl - Fredrik Zoller
Mike Myers - General Ed Fenech
Samuel L. Jackson - Narrador
Direção: Quentin Tarantino
Produção: Lawrence Bender
Roteiro: Quentin Tarantino
Trilha sonora: Ennio Morricone (não-composta para o filme)
2009 - EUA / Alemanha - 153 minutos - Guerra

2 comentários:

Paula disse...

Filme realmente sensacional! E sem dar spoilers, pra mim o mais foda é que o roteiro é muito surpreendente! Ótima resenha Victor!

Unknown disse...

Otimo filme... Uma das melhores atuacoes, na minha opiniao, do Brad Pitt. Um cara que deixou de ser apenas "um rostinho bonito na tv" e tem atuações sensacionais.